"Faço tudo isso por causa do evangelho, para também ser participante dele." I Coríntios 9:23

"Faço tudo isso por causa do evangelho, para também ser participante dele." I Coríntios 9:23

Ler é preciso

Ler é preciso
Bom é estar no centro da vontade de Deus!

Minhas publicações sobre a Bíblia


Sofrer por amor a Cristo...

Dia desses conversando com um irmão, ele me disse que não iria mais subir ao monte de oração. A justificativa apresentada foi que , segundo ele, pessoas iriam chamar sua atenção recriminando sua atitude de fé. Não queria passar pela "vergonha" da correção. Confesso que isso me abalou bastante. Em primeiro lugar por saber que pessoas tidas como líderes espirituais evangélicos, desconhecem ou simplesmente ignoram a verdade da Bíblia que nos ensina o caminho do monte e  em segundo lugar, por que uma vez que é de conhecimento de todos os cristãos que sofrer perseguição por amor a Jesus, é uma realidade saudável na vida do crente, não é fácil aceitar que deixam de buscar a benção por medo de retaliação! Em I Pedro 4-16 está escrito; "Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome". Ser cristão, é ser seguidor de Cristo. Portanto, ser seguidor de Cristo é fazer as mesmas coisas que Cristo fez enquanto aqui na terra. É ter Jesus Cristo como nosso modelo de vida. Jesus subiu ao monte de oração (Mateus 14-23). Orar no monte para muitos, é algo indesejado ou até mesmo proibido. Mas só quem já o fez com o coração livre e sincero, poderia explicar a grandeza dos acontecimento. O Senhor Jesus nos ensinou o caminho da dor e do sofrimento, da perseguição e da entrega. Este foi o caminho que o próprio Jesus percorreu. Ele não disse que seria fácil segui-lo, mas nos assegurou uma morada no céu  ao afirmar, " Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês...João 14-2a.  Por isso, seja forte e corajoso e creia, o Senhor é contigo. Amém.

Rosângela Rocha



FAMÍLIA SAUDÁVEL TEM O DOCE PERFUME DO ESPÍRITO SANTO                                                              


      Você se lembra de ter passado perto de alguma casa onde cheirava a bife acebolado ou frango assado? Cheiro fácil de sentir e agradável, ainda mais se estivermos com fome. Agora, fica uma pergunta, você já chegou em uma casa que cheirava chiqueiro de porco? O odor é capaz de embrulhar o estômago de quem não está acostumado. Na vida existem vários cheiros. No texto de João 12.3 está escrito que quando Maria ungiu os pés de Jesus com um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro, encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. O perfume representava suas economias de muito tempo, que ela não hesitou em gastar com Jesus. Qual é o cheiro da minha casa? E da sua? Procurando na Bíblia pelos perfumes, pelos cheiros,  chegamos a cinco deles, que nos ajudam a analisar o nosso lar.
* Cheiro de Confusão - Gênesis 27:1-13. É o cheiro que exalava da casa de Isaque no dia em que ele abençoou Jacó no lugar de Esaú. O cheiro de Jacó enganou seu pai ao usar as roupas do irmão. O cheiro de Esaú que estava em Jacó se tornou na verdade o cheiro de confusão!
*Cheiro de imoralidade - Provérbios 7:17-19. Ali está escrito: já perfumei meu leito com mirra... Venha, vamos amar a noite toda... O meu marido não está em casa... Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias. Este é o convite da mulher adúltera ao amante. Cheiro da infidelidade conjugal, do sexo fora do casamento. Apesar da mídia e dos discursos tidos como modernos, apresentarem a relação estra conjugal como algo comum, natural, a Bíblia apresenta como um caminho que leva à morte (Pv 7:21-27).
*Cheiro de morte - João 11:17-39. Outro cheiro está na morte de Lázaro. Depois de 4 dias no túmulo, sua irmã afirmou; "já cheira mal, por que já é de 4 dias". Há famílias que espiritualmente, estão como Lázaro estava, mortas! As derrotas foram tantas que já não há forças pra lutar, aí se preocupam em manter a aparência de família equilibrada. Pura ilusão... Sonhos, planos, ideais, relacionamentos, todos sepultados.
* Cheiro de dor- Jó:19.17. Na História de Jó, depois de tantas aflições, ele relata um cheiro destacando sua dor diante de tudo que aconteceu com ele. Seu sofrimento foi tanto que ele ficou até mesmo desfigurado se tornado indesejado pela esposa, irmãos e amigos. Ele disse: "Repugnante aos filhos de minha mãe". Que conhece a História de Jó, sabe que ele não havia procurado estes problemas. A dor pela perda dos filhos, dos bens e da saúde, nada disso aconteceu como castigo de Deus. Mas ele enfrentou esta fase com firmeza e fé, fiel a Deus e saiu vitorioso.
* Cheiro de Cristo- II Coríntios 2:15. O apóstolo Paulo afirma que " Somos para com Deus o bom perfume de Cristo". Será que este é o cheiro de nosso lar? O cheiro do sacrifício que Jesus ofereceu a Deus está em nossas famílias e tem se espalhado entre os que estão salvos e os que estão se perdendo? O cheiro de nossas famílias tem feito a diferença entre nossos conhecidos e amados?
O perdão, a moderação, a humildade, a mansidão e o domínio próprio devem fazer parte do dia-adia do cristão, na igreja, no trabalho e em casa também. Mas como podemos honrar o sacrifício de Cristo, e conseguir esse perfume tão desejado? Temos que ter VIDA no lar, ou seja, comunhão com Deus. É preciso ler a Bíblia, ter vida de oração e devemos adorar a Deus!
O perfume de Cristo sufoca o cheiro da confusão, da imoralidade, da morte e da dor. Um perfume pra ser eficiente deve ser aplicado num corpo limpo. É preciso deixar a velha natureza pra trás, o pecado, o egoísmo, o orgulho e entregar a Deus tudo isso, pedindo perdão a Ele e crer que Jesus lançou tudo no lago do esquecimento. Então crer que a partir daí lhe é proposto nova vida em Jesus. "Precisamos do lavar regenerador do Espírito Santo". Tito 3:3-8.

 Rosângela Rocha  deus-me-vendo.blogspot.com










MONTANHA OU GRÃO DE MOSTARDA





(Mateus 17:20)- E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca ; porque em verdade vos digo que, se tiverdes  como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

Um monte e um grão de mostarda (árvore comum na cultura de Israel). Dois contrastes gigantescos. E fica a pergunta; qual é o meu papel nesta vida? Com qual dos dois posso ser comparado? À montanha que obedece á voz da semente em Nome de Jesus, ou à semente que dá a ordem com toda a autoridade adquirida na fé em Jesus Cristo? Quem somos? Porque somos o que somos? Na verdade, ora somos gigantes, ora somos pequenos, mas o que realmente importa é servir ao Senhor com fidelidade, dedicação e amor.
Posso ser o monte forte e inabalável, mas que ao ouvir uma ordem de Deus obedece cegamente, mesmo contrariando as leis da natureza ou a alguns irmãos. A montanha que não se envergonha de obedecer ao menor sussurro em nome de Jesus. Quantas vezes a dureza do coração humano tem impedido o ouvir a voz do Criador? Em Ezequiel 11:19 está escrito “E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”. Precisamos ser fortes e corajosos como as montanhas são. Inabaláveis! Nunca fogem, nunca mudam de lugar. O Senhor as fez assim, mas precisamos também pedir a Deus que nos dê o Espírito Santo que é capaz de transformar a nossa essência e tornar o mais árduo coração em um coração novo, cheio de bondade e amor.  É preciso buscar de Deus qual o Seu propósito para as nossas vidas e aceitar que Jesus está no controle de todas as coisas.
         Outra situação é quando somos sementes de mostarda. Um grão tão pequeno que poderia até mesmo passar despercebido por um olhar desatento. Uma sementinha que ao ser notada, pode dar a impressão de insignificante, mas que se germinada em terra boa se transforma em uma árvore que oferece sombra e abrigo para os pássaros. Ser semente, creia, é algo precioso, mas ser a semente de mostarda nas mãos de Jesus o semeador. Para isso, precisamos nos deixar levar pela voz do Espírito Santo. Ele nos conduzirá ao crescimento até atingirmos a estatura ideal, aquela que está no coração de Deus, Efésios 4:11 “ Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Quando nós, as sementes, crescermos e nos tornarmos árvores, o Senhor se utilizará de nós para abençoarmos outras pessoas, com nossa sombra que trás a paz e o descanso e também com nossos galhos que servirão para dar apoio e alimento para aqueles que por Deus nos for enviados. Nossas sementes podem ser comparadas com os gomos do Fruto do Espírito Santo, “... amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...” Gálatas 5:22-23, que servirão para germinar os corações daqueles que ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Jesus. Que o Senhor Deus te abençoe com esta palavra. Amém!      

Rosângela Rocha  deus-me-vendo.blogspot.com      




CONFIA NO SENHOR





Ler a Bíblia, para algumas pessoas, ás vezes é algo tão mecânico que os trechos não passam de palavras. O texto pode até ser familiar, sabemos até em que capítulo e versículos estão, e falar sobre ele nem é tão difícil, mas não conhecemos o que eles significam, isso porque não é uma experiência real e particular.
No Livro de Salmos  cap 37: 3 -7 está escrito "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele".
Antes de qualquer coisa precisamos saber o que é “confiar”. Deus tem se revelado a nós desde o momento em que o aceitamos e sua revelação tem um propósito. Mas qual seria esse propósito? O de nos mostrar a sua força, seu amor e seu poder. Tudo isso pra que possamos confiar nEle. Confiar, entregar e descansar debaixo da sua sombra. No Livro de Salmos, capítulo 91: 1-2 está escrito “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. Então a mensagem de hoje pra você é: Confie em Deus...
Confiar é acreditar em Deus, é saber que está deixando nas mãos de alguém que tudo pode e que dá garantia de realizar. Somos filhos do Rei e esse é o único Rei que TUDO pode, portanto, “ tudo posso nAquele que me fortalece”. Se TUDO POSSO, então também posso ‘Confiar’. Confiar é fazer uso da Palavra de um Deus que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação... " Hebreus 6.18-19.
Antes de confiarmos precisamos primeiro conhecer a pessoa, certo? Mas como fica isso? Alguém já viu Deus? Não! Ninguém! A Bíblia nos diz assim: “Ninguém jamais viu a Deus...” João 1:18
Como então podemos conhecer a Deus para confiar nEle?  O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. Ou seja, Jesus é quem nos faz conhecer a Deus, e a promessa de fazer de Deus um Deus conhecido, Ele, Jesus, fez ao Pai: "Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.25-26.  É na face de Cristo que conhecemos a Glória do Pai. É como os nossos filhos que refletem características nossas, dos pais. A natureza deles mostra quem somos, portanto, Jesus sendo um homem amoroso, poderoso e 100% confiável, deixou claro que assim também era seu Pai: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.
O triste é que às vezes procuramos socorro no mundo e nas pessoas, não é mesmo? Por que isto? Você já se fez essa pergunta? Não é porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos... Triste resposta não é? Não conhecer a Deus, não confiar em Deus, não descansar nele, é colocar Deus em dúvida.
A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que confiamos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade. Se verdadeiramente cremos nEle, nossas atitudes vão ser de fé; e entre as atitudes está a confiança em Deus. Do contrário, nossa fé não passa palavras, de uma fé morta.
A religião é feita de muita teoria, mas a vida cristã é de conhecimento e prática: Confiar em Deus é depositar nas mãos dele, todos os nosso problemas. Tudo que nos aflige. Nossa casa, nossos bens, nossos filhos.
Quantas vezes os relacionamentos afetivos de nossos filhos nos tiram até mesmo o sorriso, a alegria...
Confia no Senhor e o mais Ele fará. Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo é nossa primeira necessidade para confiarmos em Deus: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" II Pedro 3.18.
Precisamos nos voltar para o Senhor. Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, ou seja, conhecer e não se satisfazer com apenas uma medida de conhecimento. Busque ao Senhor. Estude sobre Ele. Se informe. Peça ao Espírito Santo que te revele a verdadeira identidade de Deus e não será necessário nem mesmo se esforçar para confiar, haverá confiança naturalmente..
Quantos casamentos sendo desfeitos, alianças sendo quebradas por pequenas bobagens ou mesmo grandes, até mesmo no meio cristão... Alguns dizem que não tem mais jeito, outros que desistiram de tentar. Esgotaram-se as suas forças.
Creia naquele que tudo pode. O Senhor te convida hoje a se voltar para Ele. A confiar nEle e receber a paz que só Ele tem para dar. Que Deus te abençoe e não se esqueça, Jesus foi ali ao céu ao encontro do Pai. Foi matar saudade e preparar um cantinho para mim e para você. Ele volta logo pra nos buscar e sinceramente, deseja te encontrar confiando nele. Amém!

Rosângela Rocha  deus-me-vendo.blogspot.com